Pular para o conteúdo principal

No Início...

No início, havia apenas áreas antigas da chácara da Glória até a criação de outros quatro núcleos: Santana, São Caetano, Glória e São Bernardo. Nesse processo, formou-se a Vila Deodoro, a partir da qual foi aberta a Estrada do Vergueiro, que ligava a região à cidade de Santos.

Como em toda civilização, o acesso ao mar impulsionou o desenvolvimento e, aos poucos, o que hoje é a região da Vila Mariana foi se tornando São Paulo. A Vila Mariana é um distrito do município de São Paulo, pertencente às subprefeitura da Vila Mariana, na região centro-sul da cidade.

Bem antes de ser Vila Mariana, o bairro tinha outro nome - Cruz das Almas. Essa história é bem interessante. #vilamariana, #cruzdasalmas, #historiadobairro, #curiosidades
vila-mariana

Sobre a História da Vila Mariana

O bairro da Vila Mariana nasceu quando o governador Francisco da Cunha Menezes concedeu em 1782 uma sesmaria a Lázaro Rodrigues Piques. Situando-se essas terras entre o Ribeirão Ipiranga e a Estrada do Cursino, abrangiam o futuro bairro de Vila Mariana, outrora da Saúde; em torno de tal sesmaria surgiram muitas questões de terra. Originalmente foi chamado de Cruz das Almas – em virtude das cruzes colocadas no local por causa da morte de tropeiros por ladrões, na metade do século XIX, na continuação da “Estrada do Vergueiro”, aberta em 1864 por José Vergueiro (filho do Senador Vergueiro) e que era a nova estrada para Santos.

Posteriormente passa a ser denominado de “Colônia” e finalmente de Vila Mariana, nome atribuído pelo coronel da guarda nacional Carlos Eduardo de Paula Petit, a partir da fusão dos nomes de sua mulher Maria e de sua mãe, Anna.

No ano de 1887 começou a funcionar no bairro o Matadouro Municipal, fator que ajudou muito no povoamento de toda a região. Isso ajudou para a instalação das oficinas de Ferro Carril, na Rua Domingos de Moraes, e da fábrica de fósforos. Também foi criada a Escola Pública de Dona Maria Petit, na Rua Vergueiro. O local onde funcionou o Matadouro é atualmente a Cinemateca Brasileira.

Matadouro Municipal

vista-vila-mariana

Em 1928 iniciou-se a construção do Instituto Biológico, concluída em 1945. Um de seus principais objetivos à época em que foi construído foi o controle de uma praga que infestava os cafezais. Mais tarde tal objetivo foi, segundo a organização do local, criar um instituto para a biologia “a exemplo do que foi o Instituto Oswaldo Cruz (no Rio de Janeiro) para a saúde do homem”.

Desenho do Projeto do Instituto Biológico - Vila Mariana. Confiram mais detalhes no blog. #institutobiologico, #vilamariana #curiodidades, #historia




Fonte: Adaptado de: https://www.portalvilamariana.com/artigos/vila-mariana-historia-e-urbanizacao.asp
Adaptado de: https://www.encontravilamariana.com.br/sobre/historia-da-vila-mariana/. Acesso em 26/10/2020.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Moradores

 ARMANDO TAMBELLI, 63  Advogado, Teólogo e Orientador Educacional ANA LENICE FONSECA, 63 Presidente do Projeto Leonilson Fonte:Isadora Brant/Folhapress Ana Lenice Fonseca, irmã do artista plástico Leonilson e presidente do Projeto Leonilson Eu moro na Vila Mariana há 58 anos, desde quando minha família deixou Porto Velho (RO). Quando chegamos, aqui só tinha casa, que, aos poucos, viraram prédios. A minha impressão é de que tudo era mais amplo naquela época, você andava e via melhor a paisagem. Hoje, os prédios bloqueiam a vista. Para mim, a Vila Mariana tem um fascínio. Gosto das redondezas, de encontrar gente conhecida. Digo que moro na Vila Mariana, não em São Paulo. Minha mãe continua na mesma casa. Meu irmão, o artista plástico Leonilson (1957-1993), morou um tempo com ela e depois viveu em outra casa do bairro. Eu me casei e fui para um apartamento. O Projeto Leonilson também fica aqui. Faço até pa

Atrativos

Cinemateca Brasileira A  Cinemateca Brasileira  é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Possui também um  amplo acervo  de documentos formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. Mas nem só de passado é a  Cinemateca Brasileira . Pois mantém um programa permanente dedicado à difusão de filmes brasileiros de média e longa-metragem inéditos no circuito comercial. Realizadores interessados em exibir seu filme nas sessões mensais do projeto podem enviar seu pedido para o e-mail programacao@cinemateca.org.br. Com apresentações  gratuitas e pagas , porém com valores acessíveis, se comparados com os do cinema comercial.  Não deixe de conhecer este espaço. Site :  http://www.cinemateca.gov.br/ Email :  contato@cinemateca.org.br Endereço : Largo S